Para começar o Plano de Bairro, partimos do fato que a Praia do Futuro I possui muitos vazios urbanos e que estes poderiam prover usos conforme as necessidades que identificamos no decorrer do diagnóstico. Como o objetivo do Plano de Bairro de reurbanização é propor ações no sentido de melhorar o acesso da comunidade à serviços e equipamentos públicos, pensamos em medidas que pudessem atender às principais demandas do bairro.
Observou-se a existência de assentamentos precários, que geram zonas adensadas, em contrapartida com os grandes vazios. O objetivo seria diminuir esse contraste no tecido urbano, usando-se de artifícios como realocação dessa população, para garantir uma melhor qualidade de vida para as pessoas que habitam nesses assentamentos.
Para atender às necessidades de equipamentos públicos de educação, saúde e lazer, consultamos a LUOS (Lei de Uso e Ocupação do Solo) para definir as possíveis edificações de acordo com o que é permitido para cada zona.
A partir desse ponto, por meio de debates em grupo, discutimos as necessidades e elencamos quais as soluções possíveis mais condizentes com a situação. Foi então que partimos para a espacialização do plano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário